Entre Cheias e Secas no “Nilo do Sertão"

Por: David Otavio Rocha da CruzFonte: Dezenove de Dezembro (PR)

Fonte Histórica:   Correio Mercantil (BA). 28 de agosto de 1838. Arquivo Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

Era comum durante o século XIX que a cobrança de impostos que se assemelhavam ao que hoje é o chamado de Impostos sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), esse imposto era denominado de Imposto da Décima Urbana, um tributo que consistia no pagamento anual de dez por cento dos rendimentos líquidos dos prédios. Em Xique-Xique também era comum o pagamento desse imposto, porém devido às circunstâncias do ano de 1838, a cidade ficou isenta, devido ao tamanho do prejuízo sofrido.

Enchente do Rio São Francisco em 1949_IBGE

A cidade de Xique-Xique/BA tem um grande histórico de danos por enchentes, isso se deve ao fato de se localizar as margens de um dos principais rios do Brasil, o grande Rio São Francisco. Em 1979, aconteceu uma grande cheia do Rio São Francisco, a cidade de Xique-Xique teve seu centro comercial quase que totalmente inundado, uma das praças centrais, próxima à igreja matriz da cidade, a Praça Dom Máximo, foi completamente coberta pelas águas dessa grande enchente. Mais recentemente em 2022, mais um período de cheias ameaçou cidade e os seus povoados, ao todo, cerca de 1430 famílias foram afetadas e cerca de 550 famílias ficaram desabrigadas, tudo isso nos mais de quarenta povoados do município, tudo isso levou a população a depender da intervenção do poder público para a distribuição de lonas e para abrigo daquelas famílias que ficaram sem ter para onde ir.

O que pouco se sabe é que ainda no século XIX os habitantes dessa localidade já sofriam com a ocorrência de cheias, isso fica claro quando em 1838, por decreto do governo provincial, a até então Vila de “Chique-Chique” ficou isenta dos impostos da décima urbana, e essa decisão foi estendida por três anos. Tudo isso em decorrência de uma grande cheia do Rio São Francisco que deixou grandes ruínas na localidade. 

É impossível tratar da história de Xique-Xique sem falar no Rio São Francisco, esse grande responsável por períodos difíceis de enchentes e perdas, como também um facilitador da vida dos ribeirinhos que sempre puderam viajar grandes distâncias por suas águas, além de ser um fator que promove fortes influências na economia local. Essa relação entre Xique-Xique e o ‘‘Velho-Chico”, como carinhosamente é chamado por seus habitantes, é longa e regada por altos e baixos, a relação de uma cidade ribeirinha e seu “Nilo Sertanejo”.

 

Referências:

CHAVES, Juarez, Enchente de 1979 em Xique-Xique (BA): PRAÇA D. MÁXIMO. Blog Xique-Xique, 2014. Disponível em:

https://xiquexiquense.blogspot.com/2014/10/enchente-de-1979-em-xique-xique-ba.html

G1. Mais de 1,4 mil famílias são afetadas pela cheia do Rio São Francisco, em Xique-Xique, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/01/25/mais-de-14-mil-familias-sao-afetadas-pela-cheia-do-rio-sao-francisco-em-xique-xique.ghtml

Outras Publicações